Como estudar para um concurso

Como estudar para um concurso

 

Fazer um concurso público não é uma tarefa fácil, realmente é um desafio e nós sabemos que você pode estar com algumas dúvidas sobre como estudar para um concurso público.

Devido a isso, vamos discutir hoje algumas das dúvidas mais comuns entre os concursados de primeira viagem e também algumas dicas para você saber como estudar e se dar bem no concurso público.

Dicas para estudar para um concurso público

Vamos passar algumas dicas de ouro para você ser aprovado no concurso público e conquistar seu emprego. Seguem as dicas abaixo:

Dica 1. Cronograma e organização.

Você vai precisar montar um cronograma de estudos se quer realmente obter sucesso e ser aprovado em um concurso público.

Lembre-se que os concursos públicos são concursos muito disputados e que muitas pessoas vão estar lado a lado com você. A melhor forma de se destacar é estudar muito e estar pronto para enfrentar a pressão da prova do concurso.

Independente do tempo que você vai ter durante seus dias para estudar, é importante que você separe um horário do seu dia para se dedicar aos estudos.

Também não adianta você se dedicar a apenas uma matéria, por isso é interessante você criar um cronograma e organizar o seu horário para estudar todas as matérias presentes no concurso que você está disputando.

Separe um horário para cada matéria e organize-se para seguir o cronograma, não falhe com o seu cronograma! Você precisa se dedicar e concluir os horários de estudos que você vai definir. Esqueça a procrastinação.

Dica 2. Estude mesmo sem ter o edital.

Mesmo que você não saiba ainda qual a carreira que deseja seguir e ainda esteja decidindo qual será o concurso público que vai prestar, procure estudar as matérias básicas.

Português, por exemplo, é uma matéria que vai cair em qualquer concurso público que você devida prestar. Mesmo que você não tenha ainda o edital em mãos, crie seu cronograma e comece a adiantar seus estudos.

Procure se aplicar nos estudos com o máximo de antecedência e você vai estar caminhando a frente dos outros concursados.

O tempo é o seu bem mais precioso, então se você agora tem tempo para estudar, aproveite e adiante as matérias básicas que você sabe que estarão presentes no seu concurso.

No caso de você saber em qual concurso público você deseja entrar, procure observar ou pesquisar quais são as matérias que estão sempre presentes nestes concursos e já adiante os estudos começando pelas matérias que você sabe que possui maior dificuldade.

Esteja a frente dos outros concursados que estão esperando o edital para começar a estudar.

Dica 3. Estude teoria e faça exercícios.

A última dica que vamos te passar hoje é, estude teoria e também se dedique em fazer exercícios, mas nunca fique muito tempo somente em um dos dois.

É fundamental que para se dar bem no concurso público você estude os dois, procure dedicar um tempo primeiro para estudar teoria, depois faça um teste de conhecimento com os exercícios.

Dessa forma você vai poder se auto avaliar e observar se os seus estudos estão gerando resultados. Com os exercícios você vai comprovar se a forma que está estudando a teoria está realmente funcionando.

Então você pode perceber que um é fundamental para o outro.

Existem alguns livros que já separam para você capítulos de teoria e depois algumas páginas de exercícios para testar seus conhecimentos. Hoje em dia também existem sites onde você pode encontrar a mesma funcionabilidade.

Procure diversificar seus estudos e com certeza você vai conseguir aprender mais rápido e isso vai ajudar o seu cérebro a realmente compreender as informações.

Desta forma você diminui o risco de ter o clássico ‘branco’ na hora da prova do concurso público.

Estude e esteja a frente.

Os concursos públicos no Brasil são muito competitivos e você vai precisar se esforçar para conseguir ser aprovado.

Devido a isso, procure começar seus estudos aplicando essas dicas e continue procurando mais ferramentas que possam te ajudar a fixar as informações e o conhecimento.

Esperamos que essas dicas tenham sido uma luz para os seus estudos e te desejamos boa sorte no concurso público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *