Dúvidas sobre o programa jovem aprendiz

Dúvidas sobre o programa jovem aprendiz

 

É comum que o primeiro emprego seja um emprego no programa jovem aprendiz.

Muitos jovens procuram a oportunidade de ingressar em uma carreira ainda sem experiência e o programa jovem aprender é a opção mais viável para conquistar essa oportunidade.

O que é o programa jovem aprendiz?

O programa jovem aprendiz é uma iniciativa que o governo federal tomou para preparar os jovens e adolescentes brasileiros para suas futuras carreiras.

Através deste programa, os jovens podem conquistar oportunidade de trabalho mesmo sem experiência e desta forma, criar alguma capacitação profissional.

Perguntas frequentes a respeito do programa jovem aprendiz.

1. Como funciona o programa de jovem aprendiz?

O programa jovem aprendiz é um programa de aulas práticas e teóricas, ou seja, envolve o estudo e aperfeiçoamento do jovem para sua carreira profissional.

O programa jovem aprendiz prepara o jovem para sua futura profissão, permitindo que ele crie capacidades para dar o primeiro passo na sua carreira.

As aulas são ministradas pelas instituições de ensino profissional, como por exemplo o Senai, o Senac, Ciee, entre outras instituições nacionais.

O jovem aprendiz começa na empresa que o contratou recebendo total suporte de um funcionário já experiente e qualificado, que vai acompanhar o aprendiz nas tarefas da empresa.

Esse processo acontece para garantir a melhor formação de capacidades do jovem aprendiz.

Além disto, a instituição de estudo também vai acompanhar muitas das atividades do jovem nas empresas para garantir o processo de qualificação do estudante.

No final do programa jovem aprendiz, o estudante recebe o direito de comprovar a conclusão do curso de qualificação profissional.

2. Quem pode se cadastrar no programa jovem aprendiz?

O programa jovem aprendiz foi criado para jovens de 14 a 24 anos de idade que estejam nos últimos anos de ensino fundamental ou do ensino médio.

Também é um programa viável para pessoas portadoras de necessidades especiais, e nestes casos, não existe um limite de idade.

3. Qual é a jornada de trabalho dentro do programa jovem aprendiz?

Dentro do programa de jovem aprendiz a jornada de trabalho estipulada é:

Programa de 6 horas, voltado para o estudante que ainda não concluiu o ensino fundamental, são 6 horas totais, somando horas de atividades teóricas e práticas.

Programa de 8 horas, voltado para o estudante que já tem o ensino fundamental completo, são 8 horas totais, domando horas de atividades teóricas e práticas.

4. Que empresas trabalham com o programa jovem aprendiz?

Algumas das exigências do governo federal para empresas que desejam trabalhar com o programa de jovem aprendiz são:

Possuir no mínimo 07 funcionários.

Obrigatório contratar e matricular o jovem aprendiz em um curso de aprendizagem nas instituições de ensino.

No caso de microempresas é facultativa a contratação de jovens através do programa de jovem aprendiz.

5. Como funciona o salário no programa jovem aprendiz?

Segundo as leis do governo federal, a lei da aprendizagem garante ao jovem aprendiz um salário equivalente ao horário trabalhado.

Ou seja, o jovem aprendiz recebe por hora. Em alguns casos é possível que o jovem aprendiz conquiste um salário mais alto que o valor do salário mínimo atual.

A grande vantagem do programa de jovem aprendiz, é que além das horas trabalhadas na empresa contratante, o jovem recebe pelas horas de aulas teóricas que recebe nas instituições de ensino.

Além disto, dentro do programa de jovem aprendiz, o jovem recebe valores referentes a descanso semanal, férias e feriados.

Programa jovem aprendiz.

O programa jovem aprendiz tem aberto as portas para milhares de jovens brasileiros começarem a trilhar seu caminho dentro de suas carreiras.

Com a oportunidade de ingressar numa carreira sem experiência, o jovem consegue desenvolver logo cedo suas capacitações e agregar valor ao seu currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *