Saiba o que significa procrastinação. Dicas para supera-la

Saiba o que significa procrastinação. Dicas para supera-la

 

O que significa procrastinar?

Com base em alguns estudos recentes, vamos falar um pouco sobre procrastinação e depois vamos passar algumas dicas para você saber se anda procrastinando nos últimos tempos.

Significado da palavra procrastinação

A palavra procrastinação no dicionário é sinônimo das palavras, adiamento e demora. Ou seja, você se prolonga, você adia aquilo que é importante.

O ato de procrastinar é o ato de adiar o que você realmente precisa fazer, não necessariamente é o ato de não fazer nada.

Você anda adiando aquilo que é mais importante para alcançar seus objetivos?

Se você precisa concluir um trabalho da sua faculdade, ou do seu estágio, mas decide que primeiro vai olhar suas redes sociais e conversar um pouco com alguns amigos, você definitivamente está procrastinando.

Para você descobrir se está procrastinando, precisa primeiro descobrir quais são as tarefas importantes que você está deixando de lado e ignorando no seu dia a dia.

É fundamental manter-se organizado e sempre saber qual são as tarefas mais importantes do seu dia.

Sem organização ou planejamento do dia é bem possível que você simplesmente esteja procrastinando, sem perceber que tem tarefas importantes para realizar.

Quando chega no final da semana, você percebe que deixou de fazer várias coisas que pretendia fazer e não entende o porquê?

Essa sensação de que a semana passou muito rápido e que você não conseguiu fazer o que era mais importante está presente nos seus finais de semana?

Então você está se entregando a procrastinação e não está percebendo o tempo passar.

Na realidade o que você está fazendo, é deixar as tarefas mais importantes do seu dia de lado e fazendo coisas menos relevantes no tempo que devia estar desenvolvendo seus projetos.

Distração e impulsividade

A procrastinação muitas vezes é um efeito das várias distrações que o mundo nos oferece e da impulsividade que é natural do ser humano.

Podemos dar um exemplo:

Já aconteceu de você ter uma mensagem importante para enviar para o seu chefe no E-mail, mas então você desbloqueia o celular e se distrai com o Instagram ou com o Facebook?

Se isso já aconteceu com você, você sabe como é fácil de se distrair com os aparelhos eletrônicos.

Além disso, a impulsividade é algo natural do ser humano, é comprovado que temos a tendência de trocar as tarefas que estamos exercendo, por outras sem percebemos e assim vamos procrastinando em tarefas importantes, as vezes nos distraindo com tarefas supérfluas e sem muito valor.

Algumas dicas para evitar a procrastinação.

Dica 1. Respiração.

Na universidade de Buckingham, no Reino Unido, usou essa técnica nos professores o nos alunos.

Foram utilizadas técnicas de respiração e de meditação para aumentar a produtividade dos alunos e professores, e adivinha? O efeito foi muito positivo.

As técnicas de respiração e meditação, ajudam a aumentar a capacidade de concentração do cérebro humano.

Devido a isso, conseguimos nos concentrar com mais facilidade nas tarefas que começamos e assim evitamos entrar na impulsividade e procrastinar no que é mais importante.

É muito simples encontrar técnicas de respiração para aumentar a concentração no Google, experimente algumas dessas técnicas e você vai superar a procrastinação!

Dica 2. Divida suas tarefas.

Outro grande fator na procrastinação é a ansiedade por terminar as tarefas que devem ser feitas.

Por exemplo, você tem um TCC para fazer e quando você pensa em começar desanima, por que sabe que vai ter muito trabalho.

Para não desanimar e evitar a procrastinação, você deve dividir as tarefas que você tem que realizar e começar fazendo uma coisa de cada vez.

Além de tornar a tarefa muito mais rápida, por que você sabe que é muito mais fácil fazer a introdução do que o TCC inteiro, você vai evitar o desanimo de ter muito trabalho para fazer, afinal, o trabalho para esse dia será somente a introdução.

Conclusão.

Você entendeu um pouco mais sobre procrastinação? Percebeu que a procrastinação é um gatilho mental que desvia a sua atenção para outras tarefas?

Coloque a primeira dica em prática para aumentar a sua concentração e a segunda dica para conseguir fazer uma coisa de cada vez, dessa forma, você vai evitar as distrações e vai conseguir controlar sua impulsividade, diminuindo consideravelmente a procrastinação no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *